MODA JEANS

Um olhar direcional sobre os lançamentos e composições da Kingpins24

Um dos discursos mais frequentes destes tempos incertos, o da imprevisibilidade, provavelmente foi a maior inspiração para a gama de lançamentos corajosa e otimista colocada para o Inverno 2020 (2021 nacional) pela versão online da Kingpins24. O evento equivalente ao presencial de Nova Iorque, nos Estados Unidos, foi transmitido entre os dias 23 e 24 de junho.

Misturas mais elaboradas, mesclando até quatro ou cinco elementos na composição, não foram poucas. Para a variável insegurança, a reação das tecelagens foi a consistência do look icônico. Para a busca por cuidado pessoal, a resposta dos lançamentos foram os antimicrobianos — os quais foram além do polêmico acabamento com prata alcançando a insuperável nanotecnologia.

Para as previsões de comportamento que alertam que após o isolamento, será difícil abrir mão do conforto, o Lyocell alcançou percentuais fora da zona de conforto. E buscando atender todas as formas de preocupação com o planeta, as misturas foram mais diversificadas — envolvendo reciclagem, materiais orgânicos, garrafa pet e mesmo seleções de fibras descartadas aptas a cortar a etapa dos tingimentos dos coloridos.

As transmissões das tecelagens e fabricantes de fios, desta vez, mostraram-se um pouco mais alinhado ao formato didático do vídeo conceito. Embora algumas tecelagens ainda tenham apresentado seus lançamentos com entrevistas com parceiros, a maioria ao menos mesclou a transmissão com a ideia mais irreverente de uma musica ao fundo, e apresentação de imagens Still com especificações técnicas.

Confira abaixo alguns dos lançamentos transmitidos no evento:

Advance Denim

Como resposta a reação dos consumidores durante o isolamento social e já antecipando seu comportamento no retorno à normalidade, a Advance Denim focou em seus lançamentos as variáveis conforto e segurança. No produto Knit Denim, propôs a união do conforto da legging com o look jeanswear. A composição leva a tecnologia Lycra® Freetech Knit, que provê conforto excepcional, elasticidade de 360º, liberdade de movimento, retorno e durabilidade superior com toque macio.

Para atender a demanda por proteção, lançou o antimicrobiano com a fibra de Grafeno Kyorene, que destrói a célula dos micróbios, além de deter propriedades anti-odor. Como não se trata de um acabamento, mas de nanotecnologia, as características são permanentes. Ou seja, acompanham o material por toda a sua vida.

AGI Denim

A tecelagem AGI Denim atendeu ao chamado pela nostalgia retrô, propondo conforto e cuidado pessoal. Para o look retrô, sugeriu misturas naturais confortáveis através do Jane Core Blue, tecido que mescla algodão, elastano, e Tencel Lyocell na composição. Já buscando facilitar a reprodução de marcas 3D dos vintage originais, sugeriu o Victor Deep Blue, com 1% de elastano, e o produto Travis Hyper Blue.

Para lavagens com aspecto Destroy e o lifestyle ativo, o produto foi o Larissa Core Blue caracterizado pelo mix entre poliéster e Lycra®  – proporcionando uma  elasticidade de até 61%. Ainda para a mesma proposta de liberdade de movimento, trouxe a linha Reflex com elastano Dual-Core. Por fim, seguindo a tendência dos cuidados pessoais, apresentou a linha Performance diferenciada pela capacidade antimicrobiana proferida pelo acabamento com lavagem de prata.

Bossa

A Bossa se inspirou na herança do jeanswear e enfatizou as misturas confortáveis naturais e as composições ecológicas de reciclados. Entre os produtos que seguiram essa proposta, destaque para o Future Denim da linha Saveblue, com composição mesclando 39% de algodão orgânico, 36% de denim descartado pós consumo, 4% de garrafa pet e 1% de elastano.

Na linha de naturais, a companhia apresentou a linha Authentic Look, onde destacou os produtos Thermoblue, 100% Lyocell; e o Buchanan Noche, com 57% de algodão, 41% de Lyocel% e 2% de elastano. Destaque também para as sarjas naturalmente coloridas pela cor da fibra reaproveitada, proposta do artigo Hampsted, que leva 89% de algodão reciclado na composição.

A Bossa também trouxe produtos com Refibra, uma linha chamada Laser Best Friend, projetada para facilitar a aplicação da tecnologia, e incluiu no seu mix a fibra Thermolite® da INVISTA provendo isolamento térmico em alguns produtos.

Orta

A tecelagem trouxe a coleção HERE4GOOD, inspirada nas mudanças climáticas e na preocupação com o meio ambiente. Na composição, constaram ingredientes como algodão pós consumo.

Entre os diferenciais mais interessantes, a tecelagem trouxe um formato bem resolvido para a demanda por transparência – todos os seus tecidos podem ser rastreados por um QR Code o qual especifica o impacto ambiental e procedência dos materiais. Além disso, também apresentou um arquivo do seu Denim Vintage através da transmissão.

Soorty

A fabricante Soorty apostou na abordagem dos valores humanos e transformação social ao propor seus produtos. Como principal estratégia, anunciou o lançamento da Soorty Digital Library, um banco de dados contendo todas as coleções da tecelagem, para que os clientes possam acessar e navegar facilmente entre os produtos facilitando assim as atividades via home office.

No mix de lançamentos, trouxe a linha Human Jeans, que prioriza a visão de mundo da Geração Z, extremamente relacionada ao ativismo e à coletividade, e propõe o denim como um uniforme para transformação.

Já a linha Smartcare propôs uma aproximação do design ao propósito mencionado inserindo fibra de celulosa na composição, processos de tingimentos com zero descarte de água, livres de anilina e de produtos restritos ao regulamento ZDHC, além de conter corantes favoráveis a reação do laser.

As transmissões estarão temporariamente disponíveis no formato conteúdo On Demand, em kingpinsshow.com. Nesta quinta-feira, 25 de junho, o site ainda está transmitindo um conteúdo exclusivamente voltado para as tendências.

FONTE: https://guiajeanswear.com.br/